domingo, 12 de abril de 2009

Contexto Histórico:

O naturalismo é uma analise mais profunda do realismo, essa nova escola literária baseava-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. O Naturalismo deu os primeiros passos do pensamento Teórico evolucionista. Os romances naturalistas se destacam pela abordagem extremamente aberta do sexo e pelo uso da linguagem falada. O resultado é um diálogo vivo e extraordinariamente verdadeiro, que na época foi considerado até chocante de tão inovador. Ao ler uma obra naturalista, tem-se a impressão de estar lendo uma obra contemporânea, que acabou de ser escrita. Os naturalistas acreditavam que o indivíduo é mero produto da hereditariedade e seu comportamento é fruto do meio em que vive e sobre o qual age. A perspectiva evolucionista de Charles Darwin inspirava os naturalistas, esses acreditavam ser a seleção natural que impulsionava a transformação das espécies. Assim, predomina nesse tipo de romance o instinto, o fisiológico e o natural, retratando a agressividade, a violência, o erotismo como elementos que compõe a personalidade humana. Ao lado de Darwin, Hippolyte Taine e Auguste Comte influenciaram de modo definitivo a estética naturalista. Os autores naturalistas criavam narradores oniscientes, impassíveis para dar apoio à teoria na qual acreditavam. Exploravam temas como o homossexualismo, o incesto, o desequilíbrio que leva à loucura, criando personagens que eram dominados por seus instintos e desejos, pois viam no comportamento do ser humano traços de sua natureza animal.Aluísio Azevedo com a obra O mulato, publicado em 1881, marcou o início do Naturalismo brasileiro, a obra O cortiço, também de sua autoria, marcou essa tendência.Em O cortiço a face completa do Naturalismo pode ser vista, nessa obra o indivíduo é envolvido pelo meio, o cenário é promíscuo e insalubre e retrata o cruzamento das raças, a explosão da sexualidade, a violência e a exploração do homem.


Período Literário: Características e temas predominantes.

* As principais características do realismo são: objetividade, racionalismo, texto cuidadoso e objetivo, engajamento (a arte quer modificar uma realidade injusta), critica aos valores religiosos e burgueses e ao monarquismo.
* O retrato que os realistas fazem da sociedade é objetivo e implacável. Realizam uma analise psicológica dos personagens, por vezes muito profundas.
* Os autores naturalistas levam os princípios realistas ao estremo. Sua abordagem do homem e da sociedade pode ser chamada de biológica: mostra o ser humano condicionado por patologias, taras e impulsos biológicos, alem de conduzido pelo papel que a sociedade lhe dá.
* Reúne-se no cortiço uma população muito baixa e miserável; que vivem em um ambiente pobre, degradado; onde são muitas vezes comparados a animais pelo seu comportamento.
Temas predominantes:
- Homossexualismo;
- Traição;
- Adultério;
- Prostituição;
- Exploração do homem.


Consideração sobre o autor:

Aluisio Tancredo Gonçalves de Azevedo nasceu no dia 14 de abril de 1857 em São Luiz no Maranhão. Filho de David Gonçalves de Azevedo e Emília Amélia Pinto de Magalhães.
Desde Jovem se dedicou ao desenho, gostava muito de caricaturas e pintura.
Em 1876 ele viajou para o Rio de Janeiro, para estudar Belas Artes, desde então ele se sustentava com seus desenhos para os jornais. Mas em 1879 teve que voltar para o Maranhão, pois seu pai havia morrido.
E finalmente em 1879 publica seu primeiro romance “Uma lagrima de mulher” que inicia sua careira, e logo após em 1881 publica “O mulato” obra que provocou grande espanto na sociedade, pois nessa obra ele descrevia com palavras fortes a questão racial.
Ele era um autor que não tinha medo de expressar sua revolta contra a sociedade, com suas leis, e com suas desigualdades.
Resolve voltar para o Rio de Janeiro, onde passa a se dedicar integralmente à atividade de escritor, publicando até 1895 uma grande quantidade de romances, dos quais se destacam “A casa de pensão” (1884) e “O Cortiço”(1890), considerado o ponto alto de sua obra.
Tornou-se diplomata e desde então não escreveu mais seus romances.
Em 21 de Janeiro de 1913 veio a falecer em Buenos Aires, aos 56 anos de idade.