domingo, 22 de março de 2009

Resumos da obra "O cortiço"

4 - Resumo do grupo:
O Cortiço era o sonho de um pequeno comerciante, chamado João Romão que não tinha nenhum escrúpulo.
Ele herdou uma obscura e suja venda, que se localizava no bairro do Botafogo. Tinha como sua vizinha Bertoleza, uma crioula que havia fugido de seu dono, um velho cego que morava em Juiz de Fora, agora estava morando com um português, que fazia fretes na cidade com sua carroça de mão, ela era a quitandeira mais bem-afreguezada do bairro, pagava a seu dono vinte mil reis por mês para conseguir a sua carta de alforria. Certo dia seu amigo português depois de muito trabalhar não resistiu e veio a falecer.
João Romão mostrou um grande interesse na desgraça de Bertoleza fez-se participante de seu sofrimento assim aproveitando-se dela. Bertoleza muito ingênua confiou-lhe todas as suas economias.
De agora em diante João Romão era o caixa, o procurador e o conselheiro da crioula. Passando algum tempo João Romão propôs-lhe morarem juntos e ela prontamente concordou.
Após um ano de economias, arrematou um terreno atrás de sua venda, onde construiu três casinhas. A maioria dos materiais de construção que ele utilizou para construí-las ele e Bertoleza roubavam das construções vizinhas.
Estas três casinhas de fato, tão engenhosamente construídas, foram o ponto de partida, do grande cortiço de São Romão. E o tempo ia passando e o cortiço crescendo, mas este crescimento era fruto de vários furtos que João Romão cometia.
E com o lucro que adquiria em cima dos alugueis das casinhas, ele realizou mais um sonho, comprou a pedreira vizinha.
Havia um sobrado a direita da venda separado apenas por alguns metros. Quem comprou o sobrado foi tal de Miranda, português dono de uma loja de atacado, sua esposa se chamava Estela que era muito infiel, tinha também uma filha, Zulmira, que era desprezada por ambos.
Miranda mudou-se para o bairro do Botafogo para afastar sua mulher de seus clientes, pois ela não se continha e os seduzia. Miranda queria comprar o terreno atrás de sua casa, que era de João Romão, pois achava seu quintal muito pequeno, mas João Romão não quis vendê-lo.
O tempo foi passando e o cortiço prosperando e as intrigas entre João Romão e Miranda continuavam. Certo dia no cortiço, Jerônimo um português que já há dois anos morava no Brasil, veio a João Romão, para pedir-lhe um emprego e depois de muita conversa João Romão o contratou para trabalhar em sua pedreira, com as seguintes condições de que ele viesse morar no cortiço e comprasse em sua venda. Então Jerônimo e sua esposa Piedade vieram morar no cortiço e sua filha ficara numa escola.
Mas as festas que ocorriam no cortiço não lhe agradavam muito. Porem certo dia Jerônimo estava a admirar uma festa na janela, e viu Rita Baiana, uma bela mulata a dançar e logo se encantou por sua beleza e começou a se interessar pelas festas.
Miranda recebeu o titulo de Barão e promoveu uma festa na qual convidou João Romão, e desse dia em diante eles começaram a se falar de novo.
Rita Baiana tinha um amante chamado Firmo que gostava muito dela e não queria que ela se engraçasse com ninguém, mas era tarde de mais, ela já estava seduzida por Jerônimo, e certo dia ele descobriu, e eles brigaram e Jerônimo foi ferido na barriga por uma navalha, que Firmo tinha escondida. Após esse acontecimento Firmo foi expulso do cortiço São Romão e foi morar em outro cortiço chamado “cabeça de gato” e por isso ameaçou Jerônimo de morte, porém Jerônimo foi mais esperto e armou uma cilada para Firmo e o matou.
Os amigos de Firmo do cortiço vizinho indignados com a morte do amigo foram até o cortiço atrás Jerônimo e começaram uma grande briga que resultou no incêndio do cortiço São Romão, nisso Rita Baiana e Jerônimo fugiram.
Felizmente João Romão tinha feito um seguro para o cortiço que cobriu todas as despesas e ainda com toda a desgraça ele consegui embolsar muito dinheiro.
Bertoleza já estava cansada de dar todas suas economias para João Romão, então decidiu perguntar a ele quando poderia retirar sua carta de alforria. João Romão então decidiu falsificar uma carta para ela, mas ela ainda continuou a morar com ele.
Depois que João Romão ficou mais rico ele pensava em ter uma esposa, e estava bem interessado na filha de Miranda, a moça Zulmira, mas para ele se casar com ela a escrava Bertoleza não poderia mais morar com ele, então ele foi a procura de seu dono. Dias depois chegaram os homens para buscar Bertoleza que não gostava de seu antigo dono, então antes dos guardas a levarem, ela se matou com uma facada na barriga. Logo após o acontecido parou em frente ao armazém uma comissão de abolicionistas, que traziam para João Romão o diploma de sócio benemérito.
Então João Romão casou-se com Zulmira e o cortiço passou a se chamar Avenida São Romão.

14 comentários:

  1. 1)O cortiço é uma obra realista-naturalista. Qual a importancia da obra para sua época? Ela causou grande impacto na população da época?
    2)Como são tratados os escravos, ou melhor, como era tratada Bertoleza?
    3)Exixte alguma relação entre a proclamação da republica e a obra? Qual a importância dela para a obra?

    ResponderExcluir
  2. 1) De que maneira João Romão conseguiu construir o cortiço?
    2) Porque Piedade e Jerônimo se separaram?
    3) Qual é a importância de Bertoleza para a narrativa?

    ResponderExcluir
  3. Causou grande impacto em sua época, e foi também de grande importância, pois relatou fatos que não eram muito expostos naquela época como homossexualismo, prostituição, traição entre outras coisas.Qual a fonte consultada para esta resposta?

    ResponderExcluir
  4. Bertoleza era como se fosse a empregada de João Romão, mas apesar disso eles eram muito amigos, tanto é que quando ela morreu João Romão ficou bastante sentido ainda mais que sabia que havia sido ele que tinha a enganado.
    Mentiu para o tio! Ele não deu a mínima para a morte dela, na verdade, a culpa da morte de Bertoleza deve ser atribuída a João Romão!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Relembrando: A Webgincana completará a avaliação do primeiro trimestre e seu “peso” é 10. Os alunos que não alcançarem a nota mínima exigida (6,0) poderão responder mais cinco questões sobre o mesmo assunto como forma de recuperação da aprendizagem. O projeto da atividade já está aprovado pela Supervisão da escola e arquivado naquele setor, de modo que aja um embasamento teórico-metodológico para a realização das ações previstas.

    Os grupos formados em cada turma devem ser comunicados à professora nas aulas dos dias 13 e 14 de abril (respectivamente pelas turmas 301 e 302). Podem ser os mesmos grupos do projeto “Bom de prosa” ou da atividade sobre poesia ou ainda outros grupos formados conforme as identificações pessoais. Seria interessante que fossem os grupos do projeto “Bom de prosa” porque, neste caso, vocês postariam as respostas pelos blogs já construídos, mas nada invalida a formação de outros grupos.
    A primeira questão já foi publicada e a resposta deve ser postada, neste blog, até o dia 15. Em seguida, estará disponível a questão seguinte, cuja resposta deverá ser apresentada até o dia 18 de abril, sábado! E, assim, sucessivamente...

    Atenção: algumas questões poderão exigir tarefas a serem cumpridas em aula, portanto, preste atenção a cada enunciado e o que, de fato, está “sendo pedido” pela professora.

    Uma dica importante: depois do Romantismo, do Realismo, do Naturalismo, do Parnasianismo e do Simbolismo, no início do século XX, inicia-se uma nova fase na literatura brasileira e esta fase será objeto de nossos estudos, logo...as perguntas versarão sobre o referido período.

    Não esqueça: a resposta para cada pergunta publicada terá uma data marcada para ser postada, respostas postadas posteriormente serão invalidadas.

    ResponderExcluir
  8. Para respondermos a pergunta do grupo Inocência pesquisamos no próprio livro o cortiço, pois no decorrer a história descreve muito bem o que estava acontecendo.

    ResponderExcluir
  9. Novas respostas sobre as perguntas do grupo Inocência:

    1 - Causou grande impacto em sua época, e foi também de grande importância, pois relatou fatos que não eram muito expostos naquela época como homossexualismo, prostituição, traição entre outras coisas.

    2 – Ela não era maltratada e nem espancada, pois nessa época os negros eram tratados como animais, mas Bertoleza sofria por outras coisas ela foi enganada por João Romão, pois ele ficava com todas as suas economias prometendo-lhe que ira lhe dar sua carta de alforria e sem contar que ele a explorava.

    3 – Há muita relação sim, pois no fim da obra, ocorre a proclamação da república, e todos do cortiço ficaram felizes, mesmo não sabendo o que era ao certo o que havia ocorrido. É muito importante para a obra, pois nela, conta um marco histórico.

    ResponderExcluir
  10. Novas respostas sobre as perguntas do grupo Literatura:

    1 – Depois de economizar muito João Romão conseguiu comprar alguns metros de um terreno e o material usado na construção das casinhas fora furtado por ele e Bertoleza, daí em diante foram construídas as três primeiras casinhas que deram o “ponta-pé” inicial ao Cortiço São Romão.

    2 – Porque Jerônimo se apaixonou por Rita Baiana, e seu casamento com Piedade não ia muito bem, ele não aguentava mais a vida monótona ao lado de sua esposa, e não conseguia mais viver longe de sua amada Rita Baiana.

    3 – Betoleza tinha grande importância no desfecho da obra porque mostra como era a vida dos escravos no Brasil. Mesmo ela tendo fugido de seu dono para se livre ela tinha que submeter-se as vontades de João Romão.

    ResponderExcluir
  11. de que forma joão romão iniciou a contrução do seu cortiço?

    ResponderExcluir
  12. qual o fato principal apontrado na obra ?

    ResponderExcluir
  13. The titanium meaning of the words 'iron' - Tatiana Lick
    It is the world's ion titanium hair color most titanium rainbow quartz famous titanium tent stakes word for microtouch titanium an indestructible material. This phrase can be used to describe a small, rectangular, metal plate titanium paint color that is used as a

    ResponderExcluir