quinta-feira, 19 de março de 2009

3 - Retirado do livro didático:
João Romão, imigrante português ambicioso e sem escrúpulos, logo se torna proprietário de uma taverna. Aproveita o terreno dos fundos para construir um cortiço, comprando mais tarde a pedreira vizinha. João Romão vive amigado com Bertoleza, escrava cujo proprietário havia-se mudado do Rio de Janeiro.
Ao juntar dinheiro suficiente para a sua alforria, Bertoleza o entrega a João Romão, que forja uma carta de alforria grosseiramente falsificada.
Vivendo em função de sua ambição desmedida, João Romão tem por rival o português Miranda, morador do sobrado ao lado da taverna, que deseja conter a expansão do cortiço. Miranda enriquecera casando-se com Estela, rica herdeira de lojas de tecidos. Têm uma única filha, Zulmira, desprezada por ambos.
A grande personagem do livro o cortiço, que parece ter vida própria. As moradias vão-se multiplicando, acolhendo principalmente trabalhadores da pedreira e lavadeiras. Em pouco tempo, são noventa e cinco casinhas.
Dentre os moradores, destaca-se uma verdadeira galeria de personagens como: Rita Baiana, sensual, atraente e solidária, porém pouco responsável no trabalho de lavadeira; D. Isabel, velha senhora empobrecida que mora com a filha Pombinha, jovem inteligente e sensível, que redige as cartas aos moradores; Jerônimo e Piedade, casal de portugueses cuja única filha ficara num internato.
Desenrolaram-se várias tramas paralelas: apaixonado perdidamente por Rita Baiana, Jerônimo deixa piedade, briga com o Firmo, ex-namorado de Rita, e acaba por assassiná-lo; Piedade entra em um estado lastimável de decadência física e moral. Pombinha é seduzida por sua madrinha Léonie, prostituta de luxo que cultiva uma amizade de longa data com D. Isabel; casa-se com João Costa, seu noivo há muito tempo, mas abandona o marido para viver com Léonie.
Chegam novos inquilinos o tempo todo e o cortiço “São Romão” não para de crescer. Seus moradores, apelidados de “carapicus”, entram em uma briga contra os moradores de outro cortiço, o ‘cabeça-de-gato“.
Mesmo quando o incêndio praticamente destrói o ‘São Romão”, João Romão sai ganhando: recebe o prêmio do seguro e ainda consegue, na confusão, furtar as economias de um velho inquilino doente que, sem socorro, afinal morre queimado. Finalmente rico, João Romão quer outra posição. Faz as pazes com Miranda, que lhe promete a mãe de Zulmira. Mas ele precisa livrar-se da fiel Bertoleza. Procura então os filhos do ex-dono da escrava e, quando estes vêm busca-la, ela descobre que havia enganada e se suicida.

Fonte: Pereira, Helena Bonito. Literatura, volume único, São Pulo: FTD, 2000. Pg.: 251 e 252.

16 comentários:

  1. 1. Em que momento Bertoleza deixa de ter valor para João Romão, devendo ser eliminada de sua vida?

    ResponderExcluir
  2. 3. Do ponto de vista das relações humanas, a que são reduzidas Bertoleza e Zulmira?

    ResponderExcluir
  3. 1-Qual a importancia de João Romão para o desenrolar da história?

    2-Explique o triângulo amoroso entre Rita Baiana,Jeronimo e Firmo:

    3-Qual foi o conflito que houve entre João Romão e Miranda?

    ResponderExcluir
  4. Grupo O Grande Sargento. Respostas:

    1 - João Romão é de grande importância para o desenrolar da história, pois foi dele que partiu a iniciativa de construir o cortiço, na verdade o cortiço era um sonho que João Romão tainha e que conseguiu realizar.

    2 - O triângulo amoroso entre eles foi muito conturbado, pois Firmo era um homem de gênio muito forte e também bastante violento, e quando descobriu o romance entre Rita Baiana e Jerônimo, Firmo ameaçou-o de morte, mas Jerônimo não se deixou levar pelas ameaças de Firmo e armou uma emboscada para ele e o matou.

    3 - João Romão tinha alguns metro de um terreno que dividia o cortiço do sobrado onde morava Miranda que desejava comprar este terreno para aumentar seu quintal, mas João Romão não quis vende-lo e desde esse momento começa o conflito entre eles.

    ResponderExcluir
  5. 1) Porque os moradores do São Romão entram em briga contra os moradores de outro cortiço, o cabeça-de-gato?

    2)Qual a influencia do meio em que vivem e a força dos intisntos no comportamento das personagens destacadas pelo autor?

    3)Como Bertoleza deixou- se enganar por João Romão?

    ResponderExcluir
  6. O grupo nnl302: Naiara, Naiom e Lucian. Respostas:

    1 - Sempre houve brigas entre os cortiços, pois seus donos eram muito ambiciosos, mas isso não era muito declarado. Mas quando Firmo e Jerônimo brigaram João Romão pos Firmo para fora do cortiço São Romão, e ele foi morar no cortiço cabeça-de-gato, Jerônimo com receio que Firmo voltasse a atacá-lo armou uma emboscada para ele e o matou, com isso, os amigos de Firmo que moravam no cabeça-de-gato resolveram se vingar e atacaram o cortiço iniciando assim uma grande briga onde levou ao incêndio do São Romão.

    2 – A influência é muito grande e bem evidenciada porque no cortiço todos se metem nas vidas alheias, as pessoas não tem pudor, e também não sentem vergonha de se expor e como as pessoas não tinham dinheiro para pagar um lugar mais caro era ali que tinham que viver mesmo com todos os problemas daquele lugar. E com o decorrer da história isso é bem demonstrado.


    3 – Bertoleza deixou se enganar por João Romão, por que ela achava que ele era um homem bom e que só queria ajudá-la, e como ela era uma escrava fugida e seu companheiro havia morrido, João Romão foi o primeiro a lhe dar apoio, então passando um tempo João Romão convidou Bertoleza para morar com ele, ela aceitou na hora porque não queria se sujeitar a deitar-se com negros, com isso ele passou a cuidar de toda a sua economia que era para pagar sua carta de alforria, mas quando Bertoleza descobriu a verdade que ele a usava somente por interesse ela decidiu se matar a volta para seu antigo dono.

    ResponderExcluir
  7. "No momento em que ele tem interesse de se casar com a filha de Miranda, Zulmira, sendo assim ele procura o dono de Bertoleza" e???????????????????

    ResponderExcluir
  8. "Para João Romão Bertoleza era como sua empregada, que o servia quando ele precisava e Zulmira era uma fonte financeira, para acumular suas riquezas", logo, elas se transformam em objetos, coisas sem grande valor!!!

    ResponderExcluir
  9. Novas respostas sobre as perguntas do grupo AMM:

    1 - Bertoleza perde o valor para João Romão, porque alem de estar ficando velha ele queria casar-se com a filha de Miranda, Zulmira, pois ela podia lhe render muita mais lucro, porque com o casamento ela ganharia um bom dote. E assim João Romão vai a procura do dono de Bertoleza e a entrega a ele, mas antes que isso aconteça ela se mata.

    2 - Para aumentar sua riqueza e entrar na elite da sociedade.

    3 – Ela eram reduzidas a fonte financeira sim, pois Bertoleza tinha suas economias e prestava serviços domésticos entre outros a João Romão e Zulmira iria ganhar um bom dote ao casar-se e ele iria entrar para elite da sociedade, com isso, sua riqueza só iria aumentar.

    ResponderExcluir
  10. bertoleza sofre uma degradação humana?

    ResponderExcluir
  11. O quais os motivos que levaram Pombinha à Prostituição?

    ResponderExcluir
  12. O Que João Romão E Jeronimo tem e comum ?

    ResponderExcluir
  13. Quais são os problemas sociais de Zulmira?

    ResponderExcluir