domingo, 12 de abril de 2009

Contexto Histórico:

O naturalismo é uma analise mais profunda do realismo, essa nova escola literária baseava-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. O Naturalismo deu os primeiros passos do pensamento Teórico evolucionista. Os romances naturalistas se destacam pela abordagem extremamente aberta do sexo e pelo uso da linguagem falada. O resultado é um diálogo vivo e extraordinariamente verdadeiro, que na época foi considerado até chocante de tão inovador. Ao ler uma obra naturalista, tem-se a impressão de estar lendo uma obra contemporânea, que acabou de ser escrita. Os naturalistas acreditavam que o indivíduo é mero produto da hereditariedade e seu comportamento é fruto do meio em que vive e sobre o qual age. A perspectiva evolucionista de Charles Darwin inspirava os naturalistas, esses acreditavam ser a seleção natural que impulsionava a transformação das espécies. Assim, predomina nesse tipo de romance o instinto, o fisiológico e o natural, retratando a agressividade, a violência, o erotismo como elementos que compõe a personalidade humana. Ao lado de Darwin, Hippolyte Taine e Auguste Comte influenciaram de modo definitivo a estética naturalista. Os autores naturalistas criavam narradores oniscientes, impassíveis para dar apoio à teoria na qual acreditavam. Exploravam temas como o homossexualismo, o incesto, o desequilíbrio que leva à loucura, criando personagens que eram dominados por seus instintos e desejos, pois viam no comportamento do ser humano traços de sua natureza animal.Aluísio Azevedo com a obra O mulato, publicado em 1881, marcou o início do Naturalismo brasileiro, a obra O cortiço, também de sua autoria, marcou essa tendência.Em O cortiço a face completa do Naturalismo pode ser vista, nessa obra o indivíduo é envolvido pelo meio, o cenário é promíscuo e insalubre e retrata o cruzamento das raças, a explosão da sexualidade, a violência e a exploração do homem.


Período Literário: Características e temas predominantes.

* As principais características do realismo são: objetividade, racionalismo, texto cuidadoso e objetivo, engajamento (a arte quer modificar uma realidade injusta), critica aos valores religiosos e burgueses e ao monarquismo.
* O retrato que os realistas fazem da sociedade é objetivo e implacável. Realizam uma analise psicológica dos personagens, por vezes muito profundas.
* Os autores naturalistas levam os princípios realistas ao estremo. Sua abordagem do homem e da sociedade pode ser chamada de biológica: mostra o ser humano condicionado por patologias, taras e impulsos biológicos, alem de conduzido pelo papel que a sociedade lhe dá.
* Reúne-se no cortiço uma população muito baixa e miserável; que vivem em um ambiente pobre, degradado; onde são muitas vezes comparados a animais pelo seu comportamento.
Temas predominantes:
- Homossexualismo;
- Traição;
- Adultério;
- Prostituição;
- Exploração do homem.


Consideração sobre o autor:

Aluisio Tancredo Gonçalves de Azevedo nasceu no dia 14 de abril de 1857 em São Luiz no Maranhão. Filho de David Gonçalves de Azevedo e Emília Amélia Pinto de Magalhães.
Desde Jovem se dedicou ao desenho, gostava muito de caricaturas e pintura.
Em 1876 ele viajou para o Rio de Janeiro, para estudar Belas Artes, desde então ele se sustentava com seus desenhos para os jornais. Mas em 1879 teve que voltar para o Maranhão, pois seu pai havia morrido.
E finalmente em 1879 publica seu primeiro romance “Uma lagrima de mulher” que inicia sua careira, e logo após em 1881 publica “O mulato” obra que provocou grande espanto na sociedade, pois nessa obra ele descrevia com palavras fortes a questão racial.
Ele era um autor que não tinha medo de expressar sua revolta contra a sociedade, com suas leis, e com suas desigualdades.
Resolve voltar para o Rio de Janeiro, onde passa a se dedicar integralmente à atividade de escritor, publicando até 1895 uma grande quantidade de romances, dos quais se destacam “A casa de pensão” (1884) e “O Cortiço”(1890), considerado o ponto alto de sua obra.
Tornou-se diplomata e desde então não escreveu mais seus romances.
Em 21 de Janeiro de 1913 veio a falecer em Buenos Aires, aos 56 anos de idade.

7 comentários:

  1. - A atividade de revisão dos conteúdos proposta sob a forma de blogs já está encerrada. Não precisa mais postar respostas ou fazer comentários nos demais blogs, porque a avaliação considerará apenas as postagens feitas até o dia 13 de abril.

    - Na proposta da Webgincana, em momento algum, cogitou-se a possibilidade de correções das respostas dadas, logo, não existe necessidade de enviar emails ou comentários alterando as respostas, eles não serão considerados. Observe as datas de postagem e envie seu comentário ou email naquelas datas especificadas, após ter certeza da resposta que o grupo quer apresentar..

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  2. Acredito que seja necessária uma nota sobre a webgincana (esta nota será postada em todos os blogs): eu disse, em sala de aula, que antes de me exonerar, pretendia encerrar as notas do primeiro trimestre das terceiras séries para que elas não fossem prejudicadas com o meu afastamento, afinal, a maioria fará vestibular no próximo ano e não me parecia justo que tivesse atraso em suas avaliações. Todos concordaram com a webgincana e, após a primeira resposta, eu informei que o assunto era o pré-modernismo, portanto, responder as demais perguntas tornou-se extremamente fácil, bastava abrir livros didáticos de literatura e pesquisar - uma tarefa elementar para um aluno de terceira série (eu pensei!!), que, no entanto, se revelou tão difícil que, evitando o contato direto comigo, alguns alunos preferiram envolver pais, professores, direção e exigir o cancelamento da atividade. Pois bem, cancelei! Contudo, na vida, tudo tem um bônus: não precisaram fazer a atividade, mas, tudo na vida tem seu ônus, a não realização da webgincana inviabilizou o fechamento das notas trimestrais. Lamento, este atraso no encerramento das notas não poderá ser-me atribuído, foi a escolha feita por vocês, alunos das turmas 301 e 302, do ano letivo de 2009.
    Resta um comentário para quem envolveu os pais nesta situação: no quartel, na faculdade, no casamento, como vocês pretendem se posicionar: levarão os pais? pedirão a interferência dos pais? O mundo escolar, repleto de paternalismo, de proteção, se encerra no final deste ano. De janeiro em diante, vocês estarão no mundo de fato, sugiro que reflitam sobre isso, a vitória, o sucesso é alcançado pela dedicação, pelo empenho - quem preferir alcançá-los com subterfugios, protecionismo, fique certo: não terá o mesmo gosto, não gerará a mesma satisfação. As opções na vida cabem somente a nós e devem ser respeitadas, mas, na condição de professora, preciso alertá-los, apenas isso - desejo que ninguém tome este comentário como ofensivo, estou apenas cumprindo a obrigação que jurei ao colar grau em Letras (e o faria em qualquer outra licenciatura).

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  3. amamos sua analise, gostaria que as analises fossem mais completas e mais explicadas em cada pergunta analitica, com suas divisoes especificas.bjsssssssssssss

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  4. oi, que legal achar um blog sobre literatura, temos um tb, sobre livros e atividades literárias, se quiser dar uma passada lá o endereço é http://literemarc.blogspot.com/2009/08/blog-post.html, neste momento estamos lendo O cortiço, de repente os alunos da turma podem trocar ideias contigo. abs

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  5. Parabenss...

    sou aluna de uma escola publica de Amargosa e amo literatura, adorei o jeito que você expos essa obra literária tão rica e ao mesmo tempo tão atual.

    minha escola também tem um blog sobre
    eaaliteratura.blogspot.com, entra e comenta.
    sucesso pra você !

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  6. gostei muito da anlise desde livro!!
    e gostei pois esta muito atual sobrte este livro !!e sou apaixonada por literatura!!

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